didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Rússia: Tipos de trens de longa distância e categoria de vagões

Os trens de longa distância para passageiros são diferenciados pela velocidade: rápidos, semirrápidos e convencionais.

Trens rápidos (скорый) fazem menos paradas e a duração destas paradas é menor em comparação aos convencionais de passageiros (пассажирский). Nível de conforto nos trens comuns e rápidos é o mesmo.
 Trem rápido pode ter algum design exclusivo - então ele será chamado de “фирменный”. Este tipo de trem oferece horários mais convenientes além de alguns serviços adicionais e melhor conforto.

A velocidade média de um trem convencional fica em torno de 55-60 km/h, semirrápido - até 140 km / h, e rápido de até 200 km / h.

CURIOSIDADE – Quando um trem vai na direção norte ou leste o número dele é par, mas na volta (direção sul e oeste) o número dele é impar. Desta forma em nenhuma estação poderão se encontrar os trens com o mesmo número na mesma hora.

As principais categorias de vagões são:




CB (спальный вагон) tipo LUX – compartimentos reservados para duas pessoas. Assentos (camas) estofados. São considerados os vagões de primeira classe.;

M (мягкий) - compartimentos reservados para quatro pessoas. Assentos (camas) estofados. São considerados os vagões de segunda classe.;


K (купейный) - compartimentos reservados para quatro pessoas. A capacidade deste tipo de vagão é de 36 leitos/passageiros. São considerados os vagões de segunda classe.;




ПЛ (плацкартный) – são os compartimentos abertos sem nenhuma privacidade. Qualquer pessoa pode ver você o tempo todo. Leitos tipo beliche, sendo 6 por compartimento (4 de um lado do corredor e dois de outro lado). Estes dois leitos de outro lado de corredor são chamados de laterais e são os piores. Pois todo mundo vai passar muito próximo de você.  A capacidade deste tipo de vagão é de 54 leitos/passageiros. São considerados os vagões de terceira classe.;

Ao lado vocês podem ver a imagem destes leitos laterias. O leito de baixo pode ser transformado numa mesa com dois assentos. Por isso, as vezes as pessoas mais altas preferem ficar nestes leitos devido a possibilidade de ficar numa posição razoavelmente confortável durante o dia. Alguns até preferem passar a noite sentados do que ficar deitados numa posição esquisita.

Abaixo vocês podem conferir o esquema de um típico vagão tipo ПЛ.

O (общий) - vagão com assentos. Podem ser os assentos tipo avião, ou simplesmente nos leitos de um vagão tipo ПЛ. A capacidade deste tipo de vagão é de 81 passageiros sentados;

Dimensões de leitos:

Tentei achar as dimensões precisas, mas as informações são um pouco contraditórias. De qualquer maneira pela experiência própria posso dizer que os leitos acomodam bem as pessoas com altura máxima de até 160 -165 cm. Qualquer pessoa mais alta não caberá e os pés vão ficar pra fora do leito nos vagões tipo ПЛ, ou ela terá que manter elas um pouco dobradas nos vagões com compartimentos fechados. Quanto mais alta for a pessoa, maior será o desconforto. As larguras em média são de 60 cm, ou seja, são bem estreitos. As melhores dimensões você encontra nos CB tipo LUX, mas a diferença de dimensões neste caso não é grande coisa.

CUIDADOS:

1. O número ímpar de assento indica um assento em baixo e o número par refere-se aos assentos em cima. Se você não é muito flexível, seria melhor optar por um assento em baixo. Muitas vezes não há escada especial para subir no leito de cima, nem tem a proteção contra as quedas nos trens mais antigos. Outra coisa que incomoda, é que pode acontecer que você terá que passar o tempo todo de sua viagem no seu leito, pois nem sempre as pessoas que ficam nos leitos em baixo liberam lugar para outros sentarem.

2. Os números de assentos que ficam mais próximo ao banheiro do vagão são:
CB  - números 17 e 18;
M, K - números 33-36;
ПЛ - 33-38 (37 e 38 laterais);
О - 49-57 (55-57 laterais).
Não aconselho escolher estes lugares para as viagens longas, pois pode ter cheiro forte vindo de banheiro.


3. Falando sobre o banheiro – o vaso sanitário é feito de tal forma que todos os dejetos serão jogados nos trilhos durante a viagem. Portanto, quando o trem se aproxima as estações, os banheiros ficam fechados com 20-30 minutos antes, durante a parada e 20-30 minutos após a parada. Normalmente os horários de fechamento de banheiros estão informados no itinerário. Aconselho se informar a respeito disso com antecedência, pois não terá jeito de liberar os banheiros para você. Somente os novos vagões de classes CB, M, K disponham de um banheiro ecológico que fica aberto no todo percurso de viagem.
Aqui estão as fotos reais de um banheiro de vagão ПЛ. Os banheiros de vagões tipo K normalmente são um pouco melhores que este. O estado de conservação depende da idade do vagão, pois normalmente eles não passam pela reforma a não ser por motivos de funcionamento.

Para entender melhor todos estes tipos de trens, quero convidar você a assistir a
lista de reprodução com os vídeos sobre a Transiberiana (vídeos em português incluem as reportagens exibidas no Fantástico)

(uma parte destas informações é baseada no site em russo  http://www.ozon.travel/help/railway/preparation/trains/)
Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

5 comentários:

Eduardo Lacerda disse...

Eu deveria ter lido isso antes ou me informado quando viajei de Moscou a Ufa. A viagem durou muito tempo e não sabia que havia classes. Viajei durante 25 horas na parte de cima, sendo que tenho 1,86 e não cabia na cama. )))

Trustvainer Magus disse...

Muito interessante o texto. Assisti toda a série do casal pela Transiberiana. Muito obrigado.

Pavel Russo da Siberia disse...

Писецмлянах...До чего же чуднО читать о русском по-португальски...
И ведь всё-то правдушка...

Anônimo disse...

Quando for usar porém , a coloca se ou não uma vírgula antes da palavra ? Ja que é uma conjução coordenada sindética adversativa .
R: Sim , que por ser o.coordenada , necessita de vírgula cujo é colacada antes da conjução .

Leona Garofallo disse...

A coletânea de vídeos está ótima, o assunto é fascinante.

Arquivo do blog