didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















8 de março - um dia muito especial para mulheres russas

Não vou dizer, que no Brasil não existe a data comemorativa de 8 de março, pois ela existe, sim. Mas aqui, no Brasil, esta data tem pouca significância. Nem é feriado. Historicamente o dia de 8 de março tem o significado político, pois simboliza a batalha das mulheres para ter mais direitos, melhores condições de trabalho. Durante algum tempo esta festa tinha o mesmo significado na Rússia também. Aos poucos este dia se transformou numa comemoração de primavera, beleza, feminilidade, maternidade das mulheres. Inclusive, quero ressaltar que neste dia até as pequenas meninas ganham flores, presentes e atenção especial. Na Rússia o dia 8 de março é um feriado.

Caso você tem alguma russa conhecida, seja ela amiga, namorada ou esposa, envie um cartão para ela ou presenteia com flores e atenção.

Palavras e frases em russo que pode usar pra parabenizar por este dia:

Поздравляю с праздником! - Meus parabéns pela esta data!
Поздравляю с 8 Марта! - Meus parabéns pelo dia de 8 de março!
Поздравляю с Восьмым марта! - Meus parabéns pelo dia de Oito de março!

Observe: na segunda linha em russo o nome do mês deve ser escrito com letra inicial maiúscula, pois a primeira palavra do nome da festa está escrita com número.

Espero, que esta informação será útil. Se você presenciou comemorações desta data na Rússia, por favor poste seu comentário.

Arquivo do blog