didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Curso de russo online gratuito e com áudio (explicações em inglês) - http://ww.courseofrussian.com

A indicação do site a seguir foi me dada por um dos leitores de meus blogs - http://www.courseofrussian.com. Muito obrigada Clayton.

Abaixo citarei o que gostei neste curso.
- feito por um russo nativo
- aborda diversos assuntos (são 60 lições)
- demonstra diversas peculiaridades cotidianas
- explica vários conceitos ligados a cultura russa
- audiomaterial é disponibilizado gratuitamente

Infelizmente todos estes benefícios poderão ser aproveitados somente pelas pessoas que dominam bem o inglês. O site também oferece a possibilidade de baixar as apostilas com a transcrição de aulas, porém neste caso o interessado terá que desembolsar um determinado valor conforme o plano de acesso escolhido - 6, 8 ou 12 meses. Possivelmente, deixei de escapar algum detalhe, mas quem estiver interessado, pode optar por mais barato e baixar todos os PDFs de uma vez, pois o autor anuncia que somente tinha a intenção de publicar 60 lições e já publicou todas. Então, não vejo razão de optar por planos mais caros...



Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

Reconhecimento de textos em russo com ABBYY FineReader Online

O assunto de hoje é o reconhecimento de textos russos a partir de uma imagem, arquivo DJVU ou transformação de um PDF não pesquisável para um arquivo que você possa editar, pesquisar, etc.

Eu mesma já utilizei o serviço sobre qual pretendo falar agora e fiquei satisfeita com o resultado final. Possivelmente existem outros programas que podem ajudar, mas quero apresentar a vocês um que permite fazer reconhecimento de textos em russo online e de graça. Você precisará se cadastrar e terá um limite de 10 páginas diárias. O site está disponível em dois idiomas: russo e inglês e a seguir está o link para versão em inglês ABBYY FineReader Online. Se preferir visualização em russo é só alterar idioma no canto superior direito.

Se por algum motivo você precisa de reconhecer muito mais páginas diariamente, é possível adquirir um software. A empresa ABBYY é um lider no ramo de conversão de documentos, captura de dados e softwares e serviços lingüísticos. Possui representantes e revendedores no Brasil.

Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

Seleção pós-graduação no contexto de cooperação Brasil Ucrânia em Aeroespacial

Pessoal, Segue uma informação que acabei de receber, chegou meio em cima da horá, mas quem sabe, pode interessar vocês. Desde já quero avisar, que não tenho nenhuma informação adicional. Todas as dúvidas devem ser sanadas diretamente na fonte que está indicada abaixo.

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Eletrônicos e de Automação (PGEA) da UnB está com processo seletivo aberto para uma chamada específica: Qualificação de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia Aeroespacial no âmbito de cooperação Brasil-Ucrânia: Tecnologia de sistemas eletrônicos e de controle. O nível é de Mestrado Acadêmico. Essa chamada específica tem como diferencial um estágio de 6 meses na Ucrânia nas instalações da renomada Dnipropetrovsk National University (DNU). São apenas 4 vagas para esse edital, com temas específicos em navegação e sensoriamento de veículos lançadores. As bolsas serão concedidas pelo CNPq no contexto de um projeto aprovado pela Comissão Aeroespacial da UnB, que inclui o suporte ao estágio na Ucrânia. Os temas de pesquisa a serem desenvolvidos serão de interesse mais direto da empresa bi-nacional Alcantara Cyclose Space (ACS), que manifestou disposição em buscar formas de complementar as bolsas nos termos da legislação vigente. Após a obtenção do título de mestre, acreditamos que a ACS tenha interesse em absorver os recém-formados em seus quadros, e inseri-los na componente civil do programa espacial brasileiro e de projetos que ela venha a participar.

As inscrições vão de 8/4/2011 a 20/4/2011, sendo que o resultado sairá até 27/04 e início das atividades em 05/05. O material para isncrição está disponível no site http://www.pgea.unb.br menu "Processo Seletivo".

As linhas de pesquisa são:
- Veículos lançadores: modelagem, identificação e controle (3 vagas)
- Sensores e técnicas para guiagem de veículos lançadores (1 vaga)

Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

Arquivo do blog