didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Como são os casamentos na Rússia - parte 2

Registro do casamento no civil, passeio e comemoração com os amigos e familiares:

Quando chegam ao palácio de casamentos, o casal é instruido sobre a rotina da cerimónia de registro civil do casamento. Ao som da marcha de Mendelssohn as portas da sala se abrem e os noivos entram juntos segurando um na mão de outro e são acompanhados pelos convidados. A funcionária do palácio explica a importância da decisão de se casar e pede aos noivos uma confirmação. Após que os noivos responderem ela informa que pelo poder concedido à ela pelo estado ela proclama os dois como marido e mulher. Na Rússia é permitido que a mulher continua com seu sobrenome de antes de casada. De qualquer forma, a funcionária vai informar aos convidados se o casal vai usar um sobrenome comum ou se vão deixar os sobrenomes de antes e convida os noivos deixar suas assinaturas no respectivo documento de registro de matrimônio que ficará guardado lá. Após disto será disponibilizado um certo período de tempo para que o casal recebe os parabéns. Alguns palácios permitem que os convidados brindam com champahne e comem os bombons, em outros, somente os noivos tem o direito de brindar durante a cermónia. Ao sair do palácio o noivo pega a esposa no colo e os convidados jogam arroz ou outros grãos, pétalas de flores, e pequenas moedas, que, pela tradição servem como desejos de riqueza e amor para esta nova família.

Após registrar o casamento no civil alguns casais vão para igreja para consagrar seu casamento perante o Deus. Mas a maioria de casais ainda continua fazendo somente o registro no civil, sem fazer casamento religioso e os outros deixam esta cerimónia para depois (alguns demoram anos, outros núnca fazem). Cerimónia de casamento ortodoxo leva cerca de 40-60 minutos (depois criarei um tópico especial para contar como é).

Tendo ou não casamento religioso, após finalizar os rituais do casamento, o casal costuma fazer pequeno passeio pela cidade e tirar as fotos ao ar aberto usando as roupas de casamento. A quantidade de pessoas que acompanham variam em cada caso particular. Normalmente os recém-casados acompanhados de padrinhos e fotógrafo visitam os locais considerados os cartões postais da cidade. Os demais convidados se dirigem ao local da festa (algum salão de festas, restaurante ou ao ar aberto). Terminando o passeio os recém-casados chegam também. Os pais recebem os dois com pгo enfeitado com pote de sal no topo. O marido e mulher devem quebrar um pedaço de pão e colocar no pote de sal e depois cada um coloca na boca do outro. O símbolismo deste ato é hospitalidade e boas vindas para o novo membro da família (antigamente a esposa vinha morar na casa da família do seu esposo). Depois disso tudo mundo entra para a sala de banquete. Normalmente costumam fazer a mesa em formato de “U” para que todos os convidados fiquem na mesma mesa com os recém-casados, mas nem sempre isto é possível. As festas costumam ter uma pessoa chamadá de “tamadá” que cuidará da diversão dos convidados e conduzirá o evento. Esta pessoa pode ser um amigo ou algum parente ou até mesmo uma pessoa contratada. Esta pessoa vai ler os versos bonitos ou engraçados sobre a importância da vida de casados e vai fazer as brincadeiras com os convidados e os recém-casados. Durante todo o banquete os convidados começam gritar a palvra “Горько” o que quer dizer “amargo” e reclamar que o ar da festa é amargo ou comida e bebida possuem gosto amargo. Isto é uma tradição que quer dizer que os recém-casados devm se beijar para adocicar tudo.
Depois de algum tempo os recém-casados são convidados para a primeira dança como marido e mulher. Após desta dança, todos os convidados podem entregar seus presentes e dar parabéns e em seguida são chamados para dançar. Até o final da festa as danças e as brincadeiras seguem intercoladas. As duas brincadeiras mais comuns são: o roubo do sapato da noiva e roubo da própria noiva. No instante que o marido se destrai um dos convidados rouba a noiva ou sapato dela e esconde. Depois pede ao noivo pagar o resgate em dinheiro ou pagando algum mico. O mico mais comum para resgatar o sapato é beber vodca do próprio sapato, mas como muitas pessoas acham nem um pouco saudável, então um copo com vodca é colocado dentro do sapato. Quem paga este mico é o padrinho do noivo. Ao final do primeiro dia os convidados coordenados pela “tamadá” fazem alguma coisa especial na despedida com os recém-casados até o próximo dia (caso o mesmo for previsto). No dia seguinte as pessoas se encontram mais ou menos no horário de almoço, fazem mais algumas brincaderas e parabenizam os recém-casados pelo primeiro dia de vida como marido e mulher.

Obs.: em algumas regiões o casamento pode durar de até uma semana...




Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

Arquivo do blog