didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Iniciantes – por onde comecar ou, em outras palavras, como tirar melhor proveito deste blog


Esta pergunta aparece com bastante freqüência (gostaria de pedir desculpas que não respondi esta pergunta antes).

Para ser sincera, não posso dizer que a receita a seguir vai atender necessidades de todos, mas vou deixar um roteiro que pode ajudar quem está começando o caminho de aprendizagem deste lindo idioma.

1. Pense sobre a razão pela qual quer aprender idioma: necessidade profissional ou pessoal, uma paixão inexplicável pela língua russa ou uma simples curiosidade? A resposta para esta pergunta vai ajudar você escolher o melhor caminho.

2. Antes de entrar em detalhes deixo aqui uma dica geral, sugiro que você comece ler os posts antigos antes, pois este site foi criado no formato de um blog e as postagens que foram criadas primeiras ficaram na parte inferior da página.

3. Assim, este blog dá dicas como aprender russo sem gastar nada. Será que isso é possível? Sim, é possível. Se você resolveu optar por trilhar este caminho você deve ter muita disciplina e perseverança. Se você tem ótimo conhecimento de inglês, terá muito mais facilidades, pois os materiais em português são escassos. Mas eles existem!!! Uma seleção destes sites poderá ser vista neste link.

4. Qual será o primeiro passo? É essencial aprender as letras do alfabeto russo. Neste link você encontrará as dicas de pronúncia das letras, dicas de como memorizar os sons das letras e até um vídeo com som de cada letra do alfabeto.

5. Você pode estranhar, mas ao meu ver seu segundo passo deve ser a busca de canais de TV russa e estações de rádio russo on-line. Com certeza você não vai entender o que as pessoas estão dizendo, mas o seu cérebro vai começar a captar informação. Depois de algum tempo você conseguirá detectar as palavras russas que tem origem estrangeira e que sua pronúncia lembra muito as palavras em português. Para entender melhor quais são estas palavras, por favor, leia este post.

6. O terceiro passo é ter dicionários. Visite os links a seguir para conhecer os dicionários gratuitos on-line e também os dicionários eletrônicos que você pode baixar e instalar no seu computador ou celular.

7. Daí segue o quarto passo - saiba as soluções propostas de como você pode digitar em russo no seu computador, como adaptar seu teclado e como digitar na Internet quando você está usando os computadores de outras pessoas que não são adaptados para russo.

8. Aprendizagem de russo exige muito trabalho, mas como um quinto passo sugiro que você leia os posts destes links que trazem as informações curiosas sobre cultura russa e sobre língua russa, pois assim você terá motivação de prosseguir. Visite também o site Conhecer a Rússia que também traz diversas informações sobre o país e idioma russo.

9. Após estes passos você deve se sentir mais confiável, pois já possui muitas ferramentas essências. Ai dedique seu tempo para aprender com calma as letras do alfabeto e faz o próximo passo - assiste seleção de vídeos com legendas.

10. Quando você souber todas as letras e analisar os materiais de outros sites, volte visitar meu blog e leia outros posts sobre a gramática da língua russa, as regras de conjugação de verbos e declinação. Não esquece se inscrever para receber as atualizações deste blog e volte visitar ele contribuindo com seus comentários.

11. No caso que você aprende por causa da necessidade profissional ou pessoal você provavelmente terá prazos para chegar ao nível necessário (ou desejável) e por isto sugiro que você procure logo alguma escola de russo ou professor particular de russo que ensina idioma russo na sua cidade. Se você já tentou achar, mas não conseguiu, você pode recorrer às aulas particulares de russo via Skype ou MSN. Não descarte esta oportunidade, mesmo que a primeira vista isto pode parecer estranho, este tipo de ensino traz bons resultados. A professora mais conhecida que oferece este serviço e já possui ótimos resultados comprovados e reconhecidos é a professora Olga Koldaeva. Se achar interessante, você pode conhecer site dela e também ver as referências na comunidade dela e outras comunidades do Orkut dedicadas à língua russa (Obs.: para acessar a comunidade no Orkut você deve possuir registro – este registro é gratuito). Ao contrário de que muitas pessoas pensam, na maioria dos casos as aulas particulares de russo ou as aulas de russo nas escolas custam menos que os mesmos serviços para outros idiomas. Dependendo da localidade, o valor de uma hora de aula particular de russo varia de R$ 30,00 a R$ 60,00. Não vou passar os valores praticados pelas escolas, pois os mesmos dependem do plano e de quantidade de alunos em cada turma.

Por hoje é só isso. Boa sorte!

Livemocha - curso on-line para aprender russo gratuitamente

Pessoal,

Resolvi registrar de forma explícita a indicação de um site muito útil para quem quer auxílio na aprendizagem de russo sem gastar dinheiro Livemocha. Este é um site em português, que sob certos aspectos lembra Orkut, e você pode fazer amizade com russos nativos, ou com quem está aprendendo igual você.
No início você pode fazer um teste para saber em que nível você está no idioma escolhido.

Arquivo do blog