didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















09 de maio Dia da Vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista


Dia da Vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945 (cobre o período da Segunda Guerra Mundial desde a agressão contra Soviética até a assinatura de um documento oficial de capitulação (rendição) incondicional da Alemanha nazista).
Em 1945 o dia 9 de maio foi proclamado como Dia da Vitória, mas desde 1947 se tornou uma data comemorativa sem ser o feriado. Pela primeira vez, foi amplamente comemorado na União Soviética apenas duas décadas mais tarde, quando Brezhnev era o dirigente do estado. Neste mesmo ano o Dia da Vitória, 9 de maio, se tornou um feriado. Procissões em comemoração do Dia da Vitória são tradicionalmente realizadas em maioria das cidades da Rússia e alguns outros países. Neste dia os veteranos são homenageados e as coroas de flores são postas nos Túmulos de Soldados Desconhecidos (monumentos especiais em homenagem dos soldados mortos cujos nomes não foram identificados). É um feriado na Rússia, Abkhazia, Azerbaijão, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Usbequistão, Ucrânia e da Ossétia do Sul.

Informação adicional:

  • A Grande Guerra Patriótica durou 1418 dias
  • Apesar de reconhecer o documento oficial de capitulação (rendição) incondicional da Alemanha nazista, a União Soviética não assinou a paz com Alemanha e permaneceu em estado de guerra até dia 25 de janeiro de 1955.
  • As perdas da União Soviética nesta Guerra incluindo a população civil chega as 26,6 milhões de pessoas, sendo deles, os militares são divididos em duas categorias:
    • 6,8 milhões de soldados comprovadamente mortos, mortos por ferimentos ou em cativeiro, doenças, acidentes, executados pelos tribunais
    • cerca de 4.400.000 desaparecidos.

    Para não perder as novas postagens, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.
  • Arquivo do blog