Pois é a data tem este nome esquisito: Старый Новый год. Mas a razão de existir esta data comemorativa, ou melhor, este costume é a mesma pela qual os russos comemoram Natal com duas semanas de atraso - mais precisamente trata-se da divergência entre o calendário gregoriano e o calendário juliano. O último estava em vigor na Rússia até o ano 1918 e portanto algumas datas significativas tiveram que ser deslocadas no tempo, como é o caso de Ano Novo que de acordo com o calendário juliano acontece quando para calendário gregoriano já é a noite do dia 13 para 14 de janeiro. Em outras palavras se a Rússia ficasse até hoje com o calendário juliano o Reveillon seria na noite de 13 para 14 do calendário gregoriano usado em maioria de países ocidentais. Mais detalhes sobre esta mudança de calendários você pode encontrar na Wikipédia acessando este link.
Na verdade os russos não chegam a comemorar de verdade esta data, mas costumam dar parabéns e desejar coisa boas uns para os outros. Após esta data já acaba a sensação de datas festivas de começo de ano e o ano novo começa pra valer. Esta data não é feriado.
Portanto, se você tem amigos na Rússia, no dia 13.01 pode escrever para eles esta frase "С наступающим Старым Новым годом!" (Parabéns pelo Velho Ano Novo que está chegando)
Para não perder as dicas, assina o recebimento de novas postagens por e-mail ou siga o "Russo_Gratis" no Twitter.

Este blog visa ajudar as pessoas que querem aprender língua russa como autodidatas. Aqui estão listadas várias fontes de recursos e materiais didáticos que facilitam estudo de idioma russo: dicionários, pronúncia das letras do alfabeto russo, palavras e frases em russo com som, dicas para instalar e usar teclado russo, etc.