didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Programa que vai ler em russo qualquer texto russo

Pessoal,
Desejo a todos um ano maravilhoso. Preparei uma informação preciosa para dar de presente neste primeiro dia do ano que acabou de começar.

Já encontrava antes programas semelhantes, mas a voz era artificial de mais. Os programas que vou indicar hoje me surpreenderam de verdade, pois a voz parece ser bastante natural. As versões abaixo são versões demo, por isso possuem funcionalidade limitada, mas pode ajudar na leitura de pequenos textos.

Ao meu ver o melhor programa para ler os textos russos é este - Nuance.com (limitado a 140 caracteres com espaços, somente com voz feminina). Fiz alguns testes e ele apresentou melhor desempenho - este programa obedece as principais regras de fonética russa.

O programa Acapela é um pouco menos natural, mas serve para textos e frases simples - Acapela-group.com (limitado a 200 caracteres com espaços, somente com voz feminina)

Um site interessante é Linguatec.de. Lê textos em 21 idiomas, em 32 vozes. (limitado a 250 caracteres com espaços, somente com voz feminina)

Tem mais um - Loquendo.com  (limitado a 500 caracteres com espaços, com uma voz feminina (não recomendo) e uma voz masculina (mais rcomendada), o programa salva um arquivo wav no seu computador que você pode ouvir a qualquer momento.) Porém, este programa me pareceu menos natural e ainda não sei para que mas eles colocam uma música de fundo. Indico ele por oferecer a leitura na voz masculina.

Quero avisar que vocês devem tomar cuidado quando o texto contem números que não são escritos em palavras, pois nem sempre estes programas conseguem acertar as declinações. Também estes programas nem sempre conseguem detectar a leitura da letra "Ё". Outra sugestão é ouvir as mesmas frases usando mais de um programa.

Acho que alguns de seus amigos podem se interessar por este programa, então, por favor, indicam no seu Facebook, Orkut ou por e-mail. Conto com vocês na divulgação de conhecimento.

Para não perder as dicas, assine o recebimento de novas postagens por e-mail ou segue o "Russo_Gratis" no Twitter.

8 comentários:

Bremm disse...

A música de fundo é para "forçar" as pessoas a comprarem as vozes, pois com 500 caracteres é fácil fazer uma frase bem completa (e por conseguinte usar as vozes gratuitamente em audiobooks).

Uso as vozes da Loquendo em meu GPS, mas penso que o SVOX tem vozes melhores (inclusive em russo).

Carlos disse...

Uma sugestão se me permite é o http://rhinospike.com/
E um site onde vc cria conta gratuita e pode enviar um texto e pedir para um nativo em russo ler... vc tambem pode contribuir e ler os textos em portugues solicitados por quem esta aprendendo nosso idioma.

Aprenda RUSSO com Yuliya disse...

Pessoal, adorei as contribuições. Muito obrigada

Anônimo disse...

Não sei não fiz a procura necessária no blog, mas não encontro algo que aplaque a minha dúvida sobre acentuação prosódica em russo. Principalmente em relação a substantivos masculinos e neutros que constantemente mudam a sílaba tônica ao serem declinados. Esse que é o problema. Nunca sei qual é a sílaba tônica correta de uma palavra ao ser declinada. Tem alguma regra geral? Devo decorar palavra por palavra? Ajuda bem vinda. Obg.

Aprenda RUSSO com Yuliya disse...

Sobre as sílabas tônicas: sugiro dar uma olhada neste link http://onlinecursoderusso.blogspot.com/2011/10/video-aula-alfabeto-russo-licao-10.html - nele constam as principais observações sobre este assunto

Anônimo disse...

Olá !

Estudo russo em Porto Alegre e gostaria de saber se conhece alguma publicação boa (com exercícios).

Abraço

Tobias

Aprenda RUSSO com Yuliya disse...

Tobias, qual é o seu nível e que tipo de exercícios vc está procurando? Você domina inglês? Em português não conheço nenhuma publicação com exercícios

Anônimo disse...

Oi !

Eu iniciei o curso há 08 meses. Agora estou aprendendo o prepositivo. Já vi pronome demonstrativo, acusativo e conjugação de verbos (presente, imperativo, verbo ter).
A minha dificuldade é que não conheço publicações que eu possa utilizar para praticar (escrita e escuta).
Eu falo inglês e francês. Já percebi que não existem muitas publicações em português, então estou aberto a qualquer recomendação (boa).

Abraço

Tobias

Arquivo do blog