didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Baba Yaga - mais um personagem do folclore russo


Olá, agradeço pelos comentários para minha postagem anterior e fico contente que consegui agradar com este assunto. O personagem de hoje é Baba Yaga.

Baba Yaga (Баба Яга) é uma espécie de bruxa florestal. De acordo com os contos Baba Yaga consegue ordenar os animais e pássaros. Baba-Yaga normalmente possui uma perna de osso (com osso à vista) o que demonstra que ela pertence ao mundo de vivos e ao mundo de mortos ao mesmo tempo. É considerado que este personagem nasceu muito tempo atrás quando a sociedade era do tipo de matriarcado, onde as mulheres mandavam e executavam os ritos onde testavam se os adolescentes estavam prontos para a vida adulta. Elas também faziam intermediação nas relações com os mortos.
O habitat dela está numa casa sobre os pés de galinha que está escondida num denso matagal. A casa dela pode ser girada em torno do eixo, pois no seu estado normal a entrada está virada de frente para a floresta, impedindo a entrada. Tem que pronunciar alguma frase mágica para que ela vira e deixa entrar. Mas quando necessário esta casa pode ser ordenada pela voz para se deslocar para outro lugar ou até mesmo correr do perigo para salvar Baba Yaga. Tem que dizer que ela possui um meio de transporte próprio que é uma espécie de almofariz voador.

Baba - Yaga não possui um papel único:
  • pode agir como personagem negativa tentando destruir o herói ou heroína, ou, que pessoalmente rouba as crianças ou manda os gansos-cisnes roubar para ela. Ela usa as crianças para comer.
  • pode ajudar oferecendo uma assistência mágica (dar as informações necessárias ou executar alguns rituais permitindo que o herói adquire algumas características ou força necessária para executar certas tarefas). Porém ela ajuda somente as pessoas de alma pura e quem conseguiu passar nos testes dela. Muitas vezes as tarefas não poderiam ser feitas muito rapidamente e o herói precisava viver anos na casa dela servindo a ela.

Convido assistir o desenho animado no Youtube, onde vocês poderão ver e reconhecer diversos personagens e é um desenho divertido (favor copiar e colar o link na barra de endereço): http://www.youtube.com/watch?v=RWzlSmBxzQ0 - este desenho é da época da USSR e mostra um menino habilidoso que consegue vencer todos os personagens maldosos que querem comer ele no almoço.

3 comentários:

Игорь disse...

Gostei muito do post .

Um bom ponto de partida para conhecer a cultyra russa .

obrigado

eugenio disse...

Muito bom. Sou estudante de cinema. Vou buscar material pra fazer um documentário sobre a obra audiovisual russa .

Mauro SM disse...

Fiquei interessado em assistir o vídeo, no entanto ao tentar acessar apareceu a mensagem de que o mesmo não encontra-se mais disponível, devido a reivindicação de direito autoral da Funtik Entertainment. Gostaria de saber se alguém tem uma referência de onde posso assití-lo. Grato.

Arquivo do blog