didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Breve gramática da língua russa com exercícios e testes (em francês).


Deparei com um fato curioso, que entre as pessoas que se interessam pela língua russa tem um número significativo de falantes de outros idiomas. É por isso, que seleciono os materiais em outras línguas, como inglês e espanhol. Mas agora, gostaria de apresentar neste tópico um site em francês que traz muitas informações sobre língua russa.

Com os conhecimentos modestos de francês, resolvi conhecer o site Langue et civilisation russes à l'INALCO, sugerido por Carlos. Para ser sincera, posso dizer que não sei praticamente nada de francês, mas lendo consigo entender algumas coisas. Neste site encontrei muitos testes de escolhas múltiplas, muitas tabelas explicativas, entre outras coisas úteis. Então, encorajo você fazer uma visita mesmo se você acha que não entende francês.

Gostaria de agradecer Carlos pela esta dica, que pode ser útil para muitos e convidar você também compartilhar suas descobertas de fontes de materiais para aprendizagem de russo. Concordo com a ideia que, contrário de bens materiais, o tesouro de conhecimento quando é compartilhado não diminui, e sim, cresce. Se cada novo leitor deste blog vai deixar pelo menos um comentário, uma dica ou ideia, todos sairão ganhando.
Se você quiser compartilhar uma ideia, que ainda não foi discutida, poste um comentário no tópico especial que criei para este fim. Grata pela colaboração.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria primeiramente de dizer que estou adorando esse blog devido ao grande conteúdo que tem...e por falar em sites de língua inglesa que ensinam russo gostaria de citar: http://www.russianlessons.net/lessons/getting_started.php
estou aprendendo com ele em paralelo com outros recomendados aqui, espero que esse site seja tão valioso pra vocês quanto está sendo pra mim.
Abraços, até mais.

Seu guia na Rússia disse...

Luiz,
Muito obrigada pela sua indicação e avaliação. É muito importante pra todos saber qual é o site para aprender russo é o favorito da maioria.

Estou trabalhando para facilitar a navegação no meu blog, já alterei layout, mas ainda não consegui a perfeição que desejo. Acho que isso poderia ser um dos motivos, que a minha indicação de site RussianLessons.com ficasse um pouco fosca.

O tópico, onde contei sobre este site chama-se Aulas virtuais de russo para autodidatas e foi postado no dia 05/12/2007. Seguindo a sua boa avaliação, vou dar um destaque maior para este site.

Anônimo disse...

Atenção! Atenção! Aviso importante! Para todos os interessados em aprender Russo! O Prof. Vladimir Smolyanskiy é da Rússia e leciona no Brasil e EUA! Ele está formando turmas para aulas pela internet. O valor é atrativo! O e-mail: vlad1000@hotmail.com Voce pode adicioná-lo no skipe! Valeu galera. Esse blog é muito legal

Anônimo disse...

Este blog é simplismente maravilhoso ! adicionei nas paginas favoritas e defini como pagina inicial!

Anônimo disse...

Parabems pelo ótimo trabalho!!!
Jean, aqui de Curitiba, passando muito frio ! 5 graus a noite !No verão !

Anônimo disse...

Пожалуйста..."понимать" e "понять"? Qual desses verbos é o perfectivo e imperfectivo ???

Seu guia na Rússia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Seu guia na Rússia disse...

Antes de responder sobre os aspectos de verbos, quero relembrar que este assunto esta explicado neste link: http://aulasderussogratis.blogspot.com na Lição 029.
Voltando para sua pergunta: "понимать" - imperfectivo e "понять" - perfectivo.

Anônimo disse...

Большое спасибо, я понял.

Jean Victor disse...

O que significa essa expressão russa que eu sempre ouço nas músicas? "также лучше" Não sei se está certo, mas pelo que entendo são essas palavras. Obrigado!

Seu guia na Rússia disse...

RESPOSTA PARA Jean: "так же лучше" quer dizer "assim é melhor" ou algo semelhante. Para dizer significado exato seria bom saber o contexto.

Jean Victor disse...

Огромное спасибо!

Anônimo disse...

Boa tarde! Sou nativo da Rússia, mudei-me recentemente para o Rio de Janeiro e dou aulas de língua russa e cultura, história e geografia da Rússia a todos os interessados em aprender mais sobre o nosso maravilhoso país e as relações Brasil-Rússia.
Contacte-me: 2012brasil@globomail.com

Arquivo do blog