didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Manual de Língua Russa - Casos y Preposiciones del Idioma Ruso


Manual de Língua Russa especializado nos casos e preposições do idioma russo.

Os casos e as preposições do idioma russo são a maior dificuldade para os alunos em cuja língua materna os nomes não recebem terminações casuais específicas (línguas não declinadas). Este manual contem as informações gramaticais necessárias para se aprender a escrever e a falar russo corretamente.
O fato de o livro ser em espanhol facilita bastante o estudo de russo para os brasileiros que podem compreender a língua espanhola sem muitas dificuldades. É um recurso indispensável, levando-se em conta que a maior parte dos materiais disponíveis na internet para aprender russo são apenas em inglês.

Convido fazer inscrição e receber as atualizações deste blog direto no seu e-mail. Saiba como...

7 comentários:

Kot disse...

Привет!

Além das obras (que já foram citadas pela autora deste blog) da Dra. Tanira Castro - Dicionário de Verbos Russo-Português e Fale Russo vols. 1, 2 e 3 - e as de Olga Nikolaevna da Silva Felício - Russo é Fácil vols. 1 e 2 - gostaria de dar outras indicações bibliográficas.

___________________________________


Vou começar por aquelas que são bem mais fáceis de encontrarmos em livrarias:

1° - "Vamos Praticar...", de Olga Nikolaevna da Silva Felício. Livro contendo exercícios de fixação sobre os casos na língua russa.

2° - Os sensacionais dicionários: Russo-Português (com nada mais, nada menos que 53.000 verbetes, com as devidas acentuações didáticas das sílabas tônicas para facilitar o aprendizado da pronúncia!), de N. Voinova, S. Startes, V. Verkhucha e A. Zditovetski; e o Português-Russo, de S. Startets e E. Feershtein.

___________________________________


Agora, vamos às raridades:

1° - Curso Básico da Língua Russa, vols. 1 e 2, de Custódio Gomes Sobrinho. Excelente obra, muito esquematizada, que permite a aquisição de uma boa base teórica do idioma russo. Os dois volumes perfazem um total de 690 páginas.

2° - Breve Manual de Língua Russa, de Nina Potapova. Para o noviço, esta gramática é extremamente útil por apresentar 73 lições bem organizadas, no transcorrer de mais de 300 páginas, contendo exercícios e as suas respostas, além de quadros sinópticos, vocabulários russo-português e português-russo no seu final e um índice de fonética e gramática.

3° - A Língua Russa, de Marina Dolenga. No meu entender, uma "gramática" muito superficial que deixa muitas dúvidas sem resposta. Interessante para quem quer ter uma visão panorâmica do idioma.

4° - A coleção "O Russo para Todos" que apresenta uma série de cinco livros, a saber, a) um Manual, b) um Guia Gramatical & Vocabulário, c) Exercícios, d) Vamos Conversar e, por último, e) Livro de Leitura.

5° - Breve Prontuario de la Gramatica Rusa, de I.M. Púlkina. Destinada aos estudantes que possuem um conhecimento básico e pretendem aprofundar-se.

Essas últimas obras, apesar de não estarem sendo mais editadas podem ser encontradas à venda, com alguma sorte, em sebos. No meu caso consegui quase todas, graças a um site chamado "Estante Virtual" que reúne donos de sebo de diversos cantos do Brasil. Os únicos livros que não encontrei foram quatro livros da coleção "Russo para Todos" (exceto o "Guia Gramatical" que consegui comprar de um livreiro na Paraíba). Uma pena porque essa coleção era rica em informações e se encontrava moldada por um layout simples, mas que me agradou bastante.

__________________________________


Bom, de forma geral, é tudo que posso dizer sobre todas essas obras no momento, porque estou apenas no início dos estudos com elas. Porém, a medida que eu for avançando no aprendizado, com certeza direi algo mais sobre o conteúdo desse material...

Um abraço a todos!

До свиданиа!

Anônimo disse...

Zdravstvuite! Ola KOT!...otchen priatna,kak Vi pojivaete? Ia xarachó zdes, spacibo, y meniá Bcex redkix a govoril. Traduzindo: Olá KOT! muito prazer, como vai Você? Eu vou bem por aqui, obrigado, tenho todas as raridades a que voce falou. Já alguns anos aprendi um pouco da lingua Russa, nos tempos da ditadura militar estudar Russo era muito perigoso, e Eu aprendi sozinho naquele tempo, sou militar da reserva da PMRN, e isto me custou vinte (20) dias de prisão, fui taxado de comunista, subversivo, etc, hoje tudo mudou e leio o idioma russo com uma certa facilidade, mas para me expressar em russo sinto muita dificuldade, mas tudo bem..faço o que posso, planejo ir a Moscou mas não sei quando, vou tentar por em pratica o que aprendi. do svidania! Cleto Fernandes de Souza, Rua Projetada,77 Novo Sto.Antonio - CEP:59290-000 São Gonçalo Amarante/RN.

Anônimo disse...

Привет Товарищи!
Uso o material da Dr. Tanira castro e acho muito bom e bem explicado, embora as vezes eu precise do dicionário.

Uso também o Mini(Micro) dicionário da porto editora, eu acho ele muito bom, embora algumas palavras como Ещё Venham com е e não ё, porém, Ружьё venha com ё.

Muito bom o Blog

Anônimo disse...

O Aprendo Russo 1 e 2 também está em português.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Infelizmente o livro Casos y preposiciones del idioma ruso não está mais disponível pelo 4shared após tanto tempo haver passado (são mais de catorze anos). Bem, certamente se acharão dezenas de referências à obra após uma primeira busca na Internet. Exemplos: https://br.search.yahoo.com/?p=%22Casos+y+preposiciones+del+idioma+ruso%22 e https://www.google.com/?q=%22Casos+y+preposiciones+del+idioma+ruso%22



O Kot parece ser um alter ego meu por causa da sua forma de escrever, por causa da concisão dele com relação à apresentação das informações bibliográficas e por causa da precisão e do perfeccionismo na sua escrita!

As dicas por ele dadas ser-me-ão muito úteis. Спасибо, Кот!

Vejo que você pesquisou muito mais do que eu e encontrou diversas velharias em alfarrábios.



Os materiais impressos que tenho para estudos de russo são os oito livros da coleção Fale russo de Tanira Castro e o livro A língua russa de Marina Dolenga.

Ajudaram-me muito as apresentações áudio-visuais do canal Russo em português criadas pela criadora deste blogue.

Arquivo do blog