didaticos



Materiais didáticos para aprender russo >> ESCOLHA O TÍTULO E CLIQUE NELE PARA SABER MAIS





















Carnaval. Existe na Rússia?


Em breve começará a folia, então decidi explorar o assunto.

Talvez você sabe que o nome "Carnaval" vem de uma expressão em latim "carne levare", que significa mais ou menos "uma despedida de carne". A festa tem uma origem pagão que celebra despedida de inverno e dá boas vindas para primavera com os pedidos de fertilidade etc. Devido sua popularidade foi permitida em países católicos, mas sempre ocorre antes da Quaresma. Parar saber mais sobre a história do Carnaval clique aqui. Agora esta festa já não possui aquele contesto antigo, mas é caracterizada pelos desfiles, máscaras e fantasias.

Na Rússia, a palavra Carnaval (Карнавал) existe e normalmente é associada aos lindos desfiles no Brasil e Veneza. Obviamente na Rússia pessoal também tenta fazer os próprios desfiles. Um dos exemplos é o Carnaval no dia da cidade de Saint Petersburgo. Se quiser, pode dar uma olhada nas fotos deste desfile.

Às vezes, esta palavra é utilizada para descrever um tipo de festa, onde as pessoas usam as fantasias e máscaras. Pelo fato de usar as máscaras, estas festas também são chamadas de Mascarad ou Bal-Mascarad "baile de máscaras"(Маскарад, Бал-Маскарад).

Mas, na Rússia existe uma festa que lembra o Carnaval pelo seu conceito. Ela se chama Maslenitsa, em russo: Масленица. Esta festa também existia antes que o cristianismo chegou a Rússia e era uma festa de despedida do inverno. Agora ela também é comemorada antes da Quaresma. Se quiser saber mais sobre esta festa russa, suas tradições, etc, você pode visitar este artigo da Wikipédia em inglês.

Espero, que você gostou desta postagem minha e eu ficaria feliz se você deixasse seu comentário.

5 comentários:

Rodrigo disse...

Muito bom blog!

Gostaria de sugerir um post sobre a música folclórica russa, e sobre artistas contemporâneos que fazem música nesse estilo - como Мельница е Пелагея

Abraços e parabéns

Seu guia na Rússia disse...

Olá Rodrigo,

Agradeço pela sugestão. Tentarei disponibilizar estas informações no futuro.

CCB disse...

Muito interessante!

Aproveito a oportunidade para agradecer aos links muito úteis que são freqüentemente postados e, esperando não ser muito inconveniente, para tentar esclarecer uma dúvida: pergunto se há alguma maneira prática de saber se a letra "O" é pronunciada com o som de "O" ou de "A" quando não é tônica, pois vejo algumas palavras em que o som é de "A" e outras em que ele é de "o".

Obrigado.

Seu guia na Rússia disse...

Olá CCB,
Esta sua dúvida é muito comum. Infelizmente, não há como saber pela escrita como pronunciar cada palavra. A- sempre "A", mas "O" - varia. Mas não se preocupe com isso demais. Pois Rússia é um pais grande e tem as regiões, onde "o" continua sendo "O".
Um abraço.

Anônimo disse...

Saluton !
Mi faros mian komenton en portugala lingvo. Há algum tempo descobri estas página, para mim foi como encontrar um pote de ouro.
Eu tenho 10 anos e não tenho recursos para frequentar um curso de idioma, por isso esta página é muito útil para, Muita obrigada "dasvidânia!"
Vada Stuart Fiúk
verdavada@yahoo.it

Arquivo do blog